Sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância das culturas africana e afro-brasileira, como um dos pilares formadores da sociedade contemporânea nacional, visando fomentar o respeito digno da diversidade, a construção de uma identidade social e a equiparação dos direitos legitimados pela história e reservados em lei.
Sensibilização por meio das aulas na primeira fase do projeto. Demonstração, por parte dos professores, da necessidade de setrabalhar a temática, inclusive junto à comunidade escolar, discutindo os temas propostos e respeitando a realidade existente em cada espaço trabalhado. Utilização da sala de aula para que os estudantes relacionassem o tema trabalhado com a sua realidade cotidiana, expressando-se através de depoimentos pessoais e histórias familiares colhidas através da oralidade. Produção de textos e desenhos.
As atividades ocorreram no período compreendido entre agosto e dezembro de 2005, divididas em debates referentes à discussão racial, exibição de vídeos, músicas, poemas, confecção de cartazes, produção de textos e de charge. Realização de fórum com apresentação do grupo de percussão Árvore da Vida e com a participação de nomes de projeção nacional e militantes do movimento negro: Profª Benilda Paiva Brito (A construção do racismo ao longo da história do Brasil). Profª Elzina Dóris dos Santos (idealizadora do projeto História do Samba). Profª Macota Célia Gonçalves (A religiosidade de matriz africana). Babalorixá Raunei Cacique (O cotidiano das religiões de matriz africana). Mônica Nascimento (A organização de negros e negras na atual sociedade trabalhista). Rita Evaristo (A discriminação e o racismo em vários espaços e momentos). Ibrahima Gaye (A cultura e o cotidiano africano).
Possibilitou a sensibilização de vários estudantes da rede pública no município de Juatuba, bem como a formação de seu corpo docente em consonância com a lei 10.639/2003. Trouxe como ação efetiva para o ano de 2006 a inclusão no calendário escolar, aprovado pelo Conselho Municipal de Educação, da Semana da Consciência Negra em todas as escolas do município. Proporcionou a inclusão no planejamento formador dos professores de um curso que trabalha as temáticas raciais contemplados no PROCAS (Programa de Capacitação Continuada) da Secretaria de Educação.
José Luiz Rodrigues (Ensino Religioso), Renata Campos Zumpano (História), Liliam Silva (História), Paulo Henrique Maia Melgaço (História), Simone Duarte Lages Chaves (Português) e Sônia Aparecida dos Anjos (Coordenadora do Grupo de História)