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Brasileiro, uma Origem Histórica: Aspectos Artísticos, Literoculturais e Folclórico-lingüístico a partir das Influências Africanas Sobre o Brasil – Práticas do Marabaixo na Sala de Aula

Objetivo

Disseminar conhecimentos antropológicos, geográficos, históricos, jurídicos, linguagens, representações populacionais, psicológicas, pedagógicas e sociológicas acerca dos princípios étnicos brasileiros.

Metodologia

Leitura, interpretação, produção textual oral e escrita, além de atividades de Educação Física, Artes, Ensino Religioso, História e outras que envolveram a prática da capoeira, rap, grafi tagem, breack e outros concernentes ao movimento Hip-hop, exibição de fi lmes, palestras, seminários, contação de histórias, gincana afro-Tucuju, curso de capacitação de professores, visitações (UMA, Curiaú, Fortaleza de São José de Macapá etc.), dramatizações, coreografi as, confecção de painéis artísticos e cartazes que retratem as lendas folclóricas que envolvem a cultura negra.

Atividades

Foram desenvolvidas atividades teórico-práticas junto a professores, alunos e comunidade em geral de forma a preservar a arte-cultura e a arte-educação do povo amapaense, em especial a manifestação do povo quanto ao marabaixo e ao batuque. Aulas expositivas, palestras, seminários, ofi cinas de práticas do movimento Hip-hop, samba, capoeira, marabaixo e batuque e estudos dirigidos.

Resultados

Compreensão da arte como fator histórico e social, contextualizando-os nas diversas culturas locais, regional e brasileira; Promoção da auto-estima dos afro-brasileiros e fomento da conscientização para uma nova e positiva relação social e compreensão da formação da identidade nacional. Constituição individual e coletiva dos alunos, dos professores e da comunidade de se socializar e se sensibilizar com as causas das ditas minorias, repudiando todas e quaisquer formas de discriminação – racial, étnica, social, crença religiosa, sexo etc.

Docentes

José Flávio da Paz

Imagens