Eliminar atitudes de preconceito e discriminação no ambiente escolar, pela conscientização dos alunos de que ser diferente não significa ser inferior. Subsidiar o trabalho docente, a fim de que a discussão sobre a temática étnico-racial fosse abordada em todas as disciplinas. Fornecer aos alunos conhecimentos sobre a história e contribuição da população negra para a construção da nação brasileira. Estimular o convívio e o respeito às diferenças.
Foram realizadas aulas expositivas, pesquisas, dinâmica em grupo, entrevistas, seminários, debates, estudos de caso (discriminação contra jogadores, cantores, empregados), elaboração (pelos alunos) de um documento abordando a temática discutida no período e a eleição da melhor proposta para continuidade do projeto.
Apresentação e discussão do vídeo Vista minha pele. Pesquisas e apresentações de seminário sobre a Declaração de Durban. Estudo sobre o signifi cado de conceitos e fatos como ações afirmativas, discriminação racial, xenofobia, intolerância, preconceito, grupo étnico-racial, diversidade étnico-racial, cultura, comunidades quilombolas, diáspora, lei 10.639/2003, anemia falciforme. Análise de gráfi cos que demonstrem a desigualdade racial no Brasil. Leitura sobre a África e confecção de cartazes. Palestras de conscientização. Eventos na escola (teatro, concurso de rap ou paródia envolvendo a temática). Palestras sobre a saúde da população negra. Entrevistas sobre preconceitos e discriminação. Culminância do trabalho: apresentação das defesas dos textos elaborados pelos alunos.
Conscientização dos professores sobre a necessidade de a escola desenvolver projetos que abordem essa temática, a fim de discutir o mito da democracia racial no Brasil, desconstruir conhecimentos que inferiorizam as diferenças e contribuir na formação da identidade de alunos negros e não-negros para que possam ser cidadãos conscientes de seus direitos e deveres na luta pela igualdade.
Eugênia Portela de Siqueira Marques, Maria Auxiliadora Rodrigues, Terezinha Sami Aragão, Edna Bazachi, Meire Aranega, Vanderci Zamae Winckler, Márcio Wunderlich Galvão, Fernando Gabriel Ferracini e Maria Aparecida Vignoli