Divulgar e valorizar a cultura indígena. Minimizar o preconceito racial e cultural. Conhecer o contexto histórico do povo Fulni-ô
Sensibilizar através de apreciação de músicas da tribo Fulni-ô. Visitar a aldeia indígena Fulni-ô e ao ritual do Ouricuri. Entrevistar crianças e adultos Fulni-ôs sobre hábitos, costumes,religiosidade, língua, esportes, entre outras atividades. Pesquisar em fontes diversas (revistas, livros, internet e outros). Utilização do laboratório de informática
Visitas ao aldeamento indígena. Entrevistas com índios Fulni-ôs. Palestras nas escolas dos Fulni-ôs. Exposição de artesanato indígena. Exibição de danças indígenas Fulni-ô. Elaboração de peça teatral. Exposição dos trabalhos dos alunos.
Pode ser documentada a partir do olhar de Isnar Pontes, aluno Fulni-ô, do 3º EM B: “Foi de grande importância para nós, que somos índios Fulni- ô, porque mostrou para boa parte da sociedade de Águas Belas que nós, índios, podemos viver em harmonia com os não-índios, independente de diferenças culturais, religiosas, lingüísticas e de diferentes maneiras de viver”.
Roberto Malta de Melo, Andréa Santos, Emilianne Malta, Jailma Bezerra, Ana Paula Reis, Ana Paula Santos, Edsângela Alves, Fernanda Ferreira, Jéferson de Sá, Kleber Robério, Marcelo Quintino, Marlene Vilela, Maria Mônica, Natália Juliana, Nilton Cruz e Socorro Pereira.