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Nossas Raízes

Objetivo

Levar o aluno ao entendimento de suas raízes através de questões como: Como foi formado o povo brasileiro? Qual nossa descendência? Como se deu a miscigenação das raças? Qual a importância do negro na nossa cultura? Como foram criados os quilombos, em especial o de Caçandoca?

Metodologia

Pesquisas em livros didáticos, internet e enciclopédias, sobre a contribuição da comunidade quilombola na elucidação das questões apresentadas pelos alunos. Histórias contadas por Dona Leonilda, a Léo (merendeira da escola e descendente direta de escravos), que ajudaram a desmistificar vários fatos relatados, superfi cialmente, nos vários acervos pesquisados. Pesquisas de campo, junto à comunidade quilombola de Caçandoca.

Atividades

Questionários, elaborados pelos alunos, para a coleta de dados sobre os moradores, seus costumes, sua cultura, suas comidas típicas etc; Relatórios (em forma de diário de bordo) sobre os passeios e também sobre as histórias ouvidas dos moradores mais antigos da comunidade. Apresentação de dança da cultura africana “Maimbê Dandá”, realizada pelos alunos envolvidos no projeto. Organização de portifólio “Nossas raízes”, onde foram registradas todas as pesquisas feitas pelos alunos, incluído no acervo da minibiblioteca da escola.

Resultados

Diagnosticar a capacidade dos alunos de inferir textos enciclopédicos, jornalísticos, informativos e televisivos. Na construção do portifólio, desenvolver competência na criação de textos e na diagramação. Entender a história do continente africano, a escravidão no Brasil, a cultura afro-brasileira, os direitos legais e morais dos quilombolas, facilitada pela contribuição significativa da comunidade da Caçandoca, foi fator decisivo para a diminuição do preconceito racial na sala de aula.

Docentes

Meire Marconi

Imagens