Voltar

Diversidade Colorida, uma Paixão pela Arte

Objetivo

Estimular o gosto pela arte e pela estética afro-descendente e afro-brasileira, respeitando as diferenças e despertando o gosto pelo fazer artístico.

Metodologia

Trabalhar as temáticas propostas a partir de algumas aulas expositivas, criativas e prazerosas, onde o aluno pudesse se manifestar, trazendo sua contribuição. Analisar pinturas, esculturas, máscaras, tecidos e ornamentos do povo africano e dos afro-descendentes baianos, a fim de recriá-las à sua maneira.

Atividades

Observação, análise, leitura, releitura e contextualização de obras de arte afro-descendentes e afro-brasileiras, incluindo Picasso e o cubismo, inspirados nas máscaras africanas, e realização de oficina de produção de máscaras. Oficinas de trançados e penteados africanos (trabalhando a auto estima). Estudo dos Orixás. Técnicas de pintura em tecido, criação de tecidos e padronagens (em papel). Pintura de corpo. Mosaico histórico, técnica e aplicação em composições artísticas. Leitura e reconto de lendas africanas, com desenho e pintura; releitura do filme Kiriku e a Feiticeira, na técnica do desenho ecolagem; Criação do blog-projeto: http://marcelleba.spsces.msn.com

Resultados

Melhora da percepção sobre a leitura de imagens, da socialização entre os colegas, da aceitação do outro, da auto-estima, do respeito às diferenças. Despertar para a existência da África, como um continente com uma cultura própria, um povo alegre e colorido, com 53 países com língua, usos e costumes nem sempre iguais. Despertar, também, um novo olhar sobre a arte. Participar de uma grande exposição de arte afro-baiana.

Docentes

Maria Célia Alves Barreto

Imagens