Dar à criança a oportunidade de uma vivência educacional interdisciplinar, dialética e dialógica com a diversidade sóciohistórico-cultural. Reconhecer as contribuições africanas, ressaltando os afrodescendentes como protagonistas na história brasileira. Dar a cada uma dessas crianças a oportunidade de perceber-se co-responsável e interdependente, nas diversas relações sociais das quais participa.
Encontros semanais para orientação da introdução à pesquisa científica e a projetos de trabalho. Planejamento e disponibilização de tempo e espaço de socialização das informações coletadas pelos grupos de pesquisa para a montagem do trabalho. Registros parciais das informações. Construção do texto final sobre as origens dos festejos populares pesquisados. Apresentação de seminários semanais e montagens cênico-musicais. Avaliação coletiva, processual e final.
Pesquisa bibliográfica, iconográfica e musical. Leitura, interpretação, discussão e produção de textos. Projeção de vídeos documentários sobre festas populares. Entrevistas com familiares e/ou pessoas da comunidade escolar que participam ou participaram da tradição da festa popular. Degustação de culinária típica oferecida nas festas populares. Produção de material visual e cenográfico. Seleção de repertório e montagem de apresentação cênicomusical dos festejos populares pesquisados.
Acesso, compreensão e valorização dos conhecimentos tradicionais ao oportunizar a expressão das diferenças e conhecimento das origens e antepassados. Superação de conceitos estereotipados sobre a cultura popular. Reafirmação de valores tradicionais, informais, histórico-culturais como forma de pertinência. Reconhecimento da necessidade de garantir, ampliar e aprofundar espaços de promoção das identidades pluriétnicas no âmbito escolar
Cleire de Souza Miranda