Voltar

Ler e Escrever, um Resgate Histórico em Busca da Identificação e Auto-estima no Ambiente Escolar

Objetivo

Valorização da auto-estima da criança negra, por meio do conhecimento de sua historicidade e seus pertencimentos. Conhecimento, respeito e tolerância em relação às diferentes etnias. Desconstrução do mito da democracia racial a partir de reflexões e mudança de atitudes. Mudanças comportamentais e atitudes em relação a racismo, preconceito e discriminação em sala de aula e na sociedade.

Metodologia

Elaboração de questionário para diagnosticar o grau de preconceito de alunos e funcionários. Leitura de livros como Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado.

Atividades

Montagem teatral de texto inspirado no livro Menina bonita do laço de fita, encenada pelos alunos na própria escola e em outras escolas da região de Itaquera. Participação no Congresso do Coletivo Anti-racismo da APEOSP, ocorrido no Colégio Dom Pedro II, em São Miguel Paulista, SP. Após a encenação, os alunos responderam às perguntas da platéia sobre questões pertinentes à temática.

Resultados

Mudanças no tratamento das crianças das diferentes etnias. Aceitação de cabelo e cor da pele. Demonstração de orgulho de seu pertencimento. Curiosidade em pesquisa sobre países e costumes africanos. Mudança no comportamento das famílias dos alunos em relação a preconceitos.

Docentes

Neusa Maria Marcondes, Odete Lopes da Silva, Ruth Querino da Silva Rosa, Deralvina Ramos da Silva Soares, Rita de Cássia Silva Mesquisa, Maria Aparecida da Silva e Maria Vitória Costa

Imagens