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Relações Étnico-raciais, Diversidade e Cotidiano Escolar

Objetivo

Investigar como se processam as relações de alteridade no cotidiano escolar, buscando a construção de um Projeto Político Pedagógico da escola que viabilize a promoção da igualdade étnico-racial e a compreensão da diversidade humana.

Metodologia

Por meio das diferentes formas de linguagem, planejar e construir novas práticas de ensinar e aprender os conhecimentos e habilidades propostos. A metodologia buscou veicular uma nova cultura da escola que valorize a experiência lúdica, o trabalho coletivo, a expressão gráfica, principalmente através do desenho e do intercâmbio com as famílias

Atividades

Sistematização do estudo das relações étnico-raciais e da diversidade humana, buscando a transversalidade em todas as áreas do currículo escolar. Organização do Projeto África-Brasil, que acontece ao longo do ano e culmina na Semana da Consciência Negra, em novembro, como forma de veicular em toda a escola os conhecimentosconstruídos em torno do objetivo proposto. Organização de projetos complementares que funcionam no contraturno e proporcionam a experiência com diferentes práticas culturais como a dança, o ritmo, a musicalização, o artesanato, as artes plásticas, visuais e ciências, os jogos e as brincadeiras criados pelas diferentes culturas, a literatura e o resgate das histórias orais e das famílias das crianças.

Resultados

Valorização da criança afro-brasileira e aumento de sua auto-estima. Mudança nas concepções estéticas, étnico-raciais e sócio-culturais. A valorização das diferenças cria o contraponto necessário para a reflexão sobre a igualdade de direitos de todas as pessoas. Melhora na qualidade das relações professor-aluno e escola-família. O processo de ensinar e aprender tornou-se mais prazeroso porque a escola se tornou também espaço de construção de subjetividades.

Docentes

Ana Lúcia Pimenta Basiel, Andréa Borges de Medeiros, Anna Cristina Perantoni Henriques, Azussa Matsouka, César Rigueira Duarte, Cleusa Maria de Toledo Oliveira, Débora Ribeiro de Almeida Saraiva, Denise Silveira Gomide, Elaine Lopes Kirchmayer Matos, Fabíola Mendes de Oliveira, Gabriel Ortiz Voser, Gina Carla Costa, Gisela Marques Pelizzoni, Iolanda Cristina dos Santos, Gustamara de Freitas, Iury Salk Valentim Resende, Karla Helena Dávila, Leonardo Machado, Lucia Maria Graça de Brito, Maria Aparecida de Barros Lima, Maria Aparecida dos Santos, Maria Aparecida da Silva, Maria de Lourdes dos Reis, Maria Luciana da S. Alves, Maria Regina B. Barra, Maria Tereza Delão de Souza, Meirilane Souza Andrade, Paulo Sebastião Durço Alves, Raqueline Bastos Silveira, Regina Lúcia de Paula Andrade, Rita Cristina Brilhante Rocha, Robero Carlos Vital, Tânia Cristina Fialho Hallack, Vanessa Gonçalves Dias Della Lúcia, Vera Lúcia da Silva Barrados, Vera Maria Tavares Torres, Vila Oliveira Abreu Bento, Virgalina Maria de Oliveira e Virginia Cláudia Moreira Braga.

Esta relação de nomes refere-se aos professores que vêem construindo a experiência da escola, nos últimos três anos, período em que a introdução dos estudos étnico-raciais no currículo escolar se tornou realidade.

Imagens